Divulgação e Protecção do Património do Vale do Bestança
Header

Homenagem às Sardinheiras de Boassas

Fevereiro 22nd, 2024 | Posted by admin in Actividades | Destaques

No dia 16 de março de 2024, pelas 15H00, em Boassas-Oliveira do Douro-Cinfães, a Associação para a Defesa do Vale do Bestança promove uma homenagem às Sardinheiras de Boassas que durante décadas venderam sardinha pelas aldeias e lugares do Vale do Bestança e Montemuro e do Vale do Paiva, havendo algumas que atravessavam o rio Douro na ponte de Mosteirô indo vender para terras de Baião.



Ver fotografias em baixo.

Este evento tem a parceria da Câmara Municipal de Cinfães, em especial do seu Presidente, Enfº Armando Mourisco, a quem agradecemos todo o empenho e apoio na boa concretização da iniciativa, do Agrupamento de Escolas General Serpa Pinto, Cinfães e da Junta de Freguesia de Oliveira do Douro.

Homenagearemos essas valerosas mulheres e o seu trabalho digno, notável, de grande coragem e sacrifício, mas também de alegria, fizesse chuva ou sol.

Essa labuta traduziu-se também em significativo veículo de informações, troca de vivências e solidariedades, transmissão de conhecimentos e divulgação de tradições que criou um autêntico património cultural imaterial que merece ser estudado e consolidado. Mulheres respeitadoras e sempre respeitadas que, ainda hoje, são recordadas com saudade por muitos habitantes das aldeias montemuranas. Uma muito justa e merecida homenagem que decerto será também de toda a nossa comunidade ( aqui deixamos nota da colaboração da Comissão de Festas em Honra de Nossa Senhora da Estrela-Boassas ).

Estamos todos convidados!

Fotografias

You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 Both comments and pings are currently closed.