Divulgação e Protecção do Património do Vale do Bestança
Header

Dia Nacional da Cultura Científica

Novembro 23rd, 2023 | Posted by admin in Destaques | Notícias

Dia Nacional da Cultura Científica, 23 Novembro 2023

A Associação para a Defesa do Vale do Bestança, em parceria com o ISEP-Instituto Superior de Engenharia do Porto e com a Escola Secundária de Cinfães, Prof. Dr. Flávio Resende, comemora no dia 24 de novembro de 2023 o Dia Nacional da Cultura Científica. Trinta alunos dos 10º e 12º anos serão convidados a serem cientistas por um dia, e quem sabe aqui se descobrirão algumas vocações.

Visamos promover o saber e o conhecimento envolvendo os alunos das escolas do concelho de Cinfães dando-lhes uma oportunidade de vivenciar experiências e ensaios científicos, homenageando, nesse dia, o Professor, Poeta e Divulgador Científico Rómulo de Carvalho. Agradecemos a colaboração do ISEP ( na pessoa da nossa associada Cristina Delerue-Matos / Professor Coordenador Principal, mentora da iniciativa ), da Escola Secundária de Cinfães e bem assim do Município de Cinfães.

O Evento

A Associação para a Defesa do Vale do Bestança agradece às Dras Cristina Delerue-Matos, Fátima Barroso, Cristina Soares, Clara Grosso o empenho na atividade de divulgação científica levada a cabo junto dos alunos do 10º e 12º ano, na Esc. Sec. Cinfães/3 Prof. Flávio Resende, no passado dia 24 novembro 2023, entre as 10H30 e as 12H15, em que encantaram alunos e professores envolvidos com o Programa Científico selecionado:

  • À descoberta da Tabele Periódica
  • Gelatina que brilha
  • Bolhas de água comestíveis: solúvel ou insolúvel?
  • Desnaturação de proteínas do leite: o queijo
  • Extração e separação de pigmentos.

Louvamos esta importante parceria com o ISEP – Instituto Superior de Engenharia do Porto /Requimte/GRAQ, com o apoio do Município de Cinfães e a direção da Escola Secundária, que muito gostaríamos de ver renovada, ainda neste ano letivo, se possível.

Obrigado por toda a simpatia, dedicação e profissionalismo em prol dos nossos jovens estudantes para quem “tudo parece magia até descobrirem a ciência”. E quem sabe alguma vocação despertou com esta iniciativa…

You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 Both comments and pings are currently closed.