Divulgação e Protecção do Património do Vale do Bestança
Header

Por rios e moinhos ao encontro de tradições seculares

Fevereiro 19th, 2019 | Posted by admin in Actividades | Destaques

9 de Março de 2019

Um trilho de excepcional beleza, onde cada rio oferece ao visitante vistas e sussurros de águas empolgadas em saltar por açudes e penedos, em êxtases que a vegetação autóctone envolvente acolhe e serena.

Ver fotografias em baixo.

Ponto de encontro: em frente à igreja velha, Igreja Matriz de S. Tiago, na entrada sul de Ribeira de Fráguas, concelho de Albergaria-à-Velha.

Coordenadas: N40 44.306 W8 26.645

Hora de encontro: 9h30 (15 minutos de tolerância com partida imperativa às 9h45)

Descritivo do percurso

O percurso tem início em Ribeira de Fráguas, podendo-se conhecer a Igreja Matriz de S. Tiago, que remete ao Séc. XVII e a Casa Museu do Rancho Folclórico da Ribeira de Fráguas.

Já a caminho do Parque dos Moinhos, é possível visitar 3 destes engenhos de água, todos eles em funcionamento: Moinho de Baixo e Moinhos da Quinta da Ribeira. O percurso continua pela subida do rio Fílveda, podendo-se observar paisagens deslumbrantes, desenhadas por pequenas cascatas e açudes. Aqui encontra-se o Cabouco, antiga mina onde existia uma roda motriz movida pela água do Açude dos Ingleses. Esta roda fazia movimentar o elevador do poço das Minas do Coval da Mó, primeiro testemunho arqueológico da indústria mineira.

Este magnífico percurso atravessa ainda os campos agrícolas onde é possível avistar-se o lugar de Vilarinho de S. Roque, e onde se pode visitar o lugar do Regatinho, o núcleo molinológico em funcionamento e a capela de S. Roque do Séc. XVII.

Almoço às 12h30 no Centro de Atividades Radicais e Ambientais de Vilarinho de S. Roque, uma antiga escola primária. São os habitantes desta aldeia, enquadrados pela Associação AVILAR que nos vão acolher e servir um almoço tradicional, no quadro do “projecto almoce/jante connosco”. Os presidentes da Junta de Freguesia e da autarquia estarão presentes para nos acolherem e desejarem as boas vindas.

Ementa: sopa à lavrador, rojões com papas de farinha de milho e migas e para sobremesa aletria e frutas, além das bebidas. Depois do almoço, visita guiada aos moinhos desta aldeia e aos seus principais pontos de interesse.

Às 15 horas: recomeço da caminhada, com uma boa subida até ao Cabeço dos Mouros onde é possível fazer um desvio de 800m e encontrar vestígios de um monumento megalítico, a Mamoa de Castro. Continuamos até às ruínas do Lagar do Azeite, junto à ribeira da Felgueira (Rio Pequeno). O Lagar era uma estrutura singular na região, constituída por duas prensas de vara e foi abandonado no séc. XX. Neste local encontra-se também a Ponte do Barro Negro (ponte de arco quebrado) e o Moinho do Souto ainda em funcionamento.

O trajecto ladeia a margem da ribeira da Felgueira (rio Pequeno), onde se pode contemplar o lugar milenar de Telhadela. Passa ainda junto aos moinhos desactivados, próximos do complexo das Minas do Palhal, onde se pode observar a Ponte Negra, ponte sobre o rio Caima, composta de carris de ferro cuja função era a de transportar, através de vagonetes, minerais entre as margens. No mesmo local, existem ainda as ruínas da lavandaria do minério, pertencentes à casa grande que servia de residência ao Engenheiro da Companhia da Mina de Telhadela. Prossegue depois em direcção à Ponte do Palhal, construída em 1776, que liga as freguesias da Branca à Ribeira de Fráguas, onde se vislumbra o Alto dos Barreiros com uma vista panorâmica sobre o vale.

E depois descemos até Ribeira de Fráguas, para fim do percurso.

Fim da actividade prevista para as 18h30, salvo factores estranhos à organização (actividade de dia inteiro)

Extensão: 14,5 Km

Tipo: circular

Grau dificuldade: moderado, com alguns declives e zonas técnicas.

Primeira parte do percurso até Vilarinho de S. Roque: nível de dificuldade fácil 1+/5

Segunda parte do percurso de Vilarinho de S. Roque até ao fim: nível de dificuldade moderado 2+/5

NOTA: os participantes, depois do almoço, podem formar dois grupos, pois dispõem, em simultâneo, de duas alternativas de caminhada:

a) ou fazem todo o percurso circular;

b) ou ficam na aldeia de Vilarinho de S. Roque, em convívio com os habitantes e depois regressam aos carros pelo mesmo caminho por onde chegaram (embora não tenham guia, como há um só trilho ao longo do rio, não há perigo de se perderem), percurso linear.

Inscrições

Participação para o almoço: 15 pegadas.

Inscrição, o mais tardar, até ao dia 6 de Março inclusive.

Para as inscrições utilizem os telemóveis seguintes, à escolha:

Jorge Ventura: 968013140 ; José Sampaio: 917535075; António Garcia: 961683921

Fotografias

A Caminhada pelos Três Rios” do dia 9/3/2019, por terras de Albergaria-a-Velha foi um êxito.

Temos a agradecer o carinho e a simpatia como fomos recebidos pela Presidente da AVILAR, Carla Castro ( a quem damos os parabéns pelo trabalho realizado em prol de Vilarinho de S.Roque ), pelo Presidente da Junta de Freguesia de Ribeira de Fráguas, Enfº Henrique Caetano, sempre muito acolhedor e prestável, e uma palavra especial de grande apreço para com o Senhor Presidente da Câmara de Albergaria-a-Velha, António Loureiro, que nos recebeu de modo tão amistoso e alegre que muito nos sensibilizou.

O percurso é de uma beleza natural ímpar a que o murmúrio das águas corredias do Fílveda, Rio pequeno e Caima emprestam uma doce melodia. Valeu a pena e valerá a pena voltar.

Um obrigado final ao nosso associado António Garcia que nos chamou a tão lindas paragens.

You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 Both comments and pings are currently closed.