Divulgação e Protecção do Património do Vale do Bestança
Header

Caminhada Serra da Estrela

Setembro 24th, 2019 | Posted by admin in Actividades | Destaques

5 de outubro de 2019

Ver fotografias em baixo.

Como já tem sido tradição, vamos continuar a conhecer, caminhando, os recantos escondidos da “Estrela”!

Este ano a proposta é o Vale do Rossim e envolvência, com um percurso lindíssimo na “coroa” da serra.

Descrição

Percurso pedestre circular com início/fim junto à barragem do Vale de Rossim, com passagem pelo Vale das Éguas, Curral do Martins e Nave da Mestra.

O regresso ao Vale do Rossim foi feito usando o trilho que nos leva em direção ao vértice geodésico das Penhas Douradas, de onde podemos contemplar as Penhas “Ângela” e “Rasa” e a lindíssima Lagoa do Vale do Rossim.

Nave da Mestra

A Nave da Mestra, é um daqueles locais fantásticos existentes no maciço central do PNSE.

Encontra-se num vale glaciar a cerca de 1650 metros de altitude, num local isolado da Serra da Estrela e apenas acessível pé. Dominado por um colossal bloco granítico, este local é também conhecido pela fenda que o atravessa (talisca da mestra).

Apaixonado pelo local, um juiz de Manteigas mandou construir na base do grande bloco granítico, em 1910, uma pequena casa de férias. A sua construção foi concretizada pela mão-de-obra vinda de Manteigas em cima de mulas por um caminho que ainda hoje existe, ajudada por macacos hidráulicos utilizados para levantar as gigantes pedras, incluindo aquela que faz de telhado à casa. Esta obra é comprovada pela inscrição que ainda se pode ler na construção principal por cima da porta, “Dr. J.Matos – Barca Hirminius – 1910”.

Coordenadas GPS: N40 24.170 W7 35.246 (Inicio do Percurso)

Considerações práticas

  • concentração pelas 10h.30, junto ao bar/ restaurante do vale do Rossim, junto ao parque de campismo ( é o único) e início caminhada por volta das 11h.
  • o “dress ,code” fica ao critério de cada um, com as ressalvas que já todos sabem: calçado confortável, chapéu…etc.
  • o almoço é para cada um levar, sendo o piquenique a meio do percurso
  • fim da caminhada no mesmo local de partida, previsível pelas 17h/18h, com possibilidade de usufruírem da esplanada do bar e vista sobre a lagoa.
  • No fim, quando estivermos todos reunidos, descemos nos carro até Nelas, onde nos espera um simpático jantar em Carvalhal Redondo, por terras do anfitrião Manel Rodrigues
  • Quem quiser pernoitar aconselho o Hotel da Urgeiriça, Quinta da Fata, ou outro em Nelas ou arredores
  • Fotografias

You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 Both comments and pings are currently closed.