Divulgação e Protecção do Património do Vale do Bestança
Header

Caminhada em Sernancelhe

Outubro 30th, 2019 | Posted by admin in Actividades | Destaques

16 de novembro de 2019

Ver fotografias em baixo.

Vamos iniciar a nossa jornada na localidade da Ponte do Abade, localidade banhada pelo rio Távora. A Ponte do Abade é cortada pelo Távora, sendo que e por esse facto natural, resulta a sua divisão administrativa e religiosa.

Todavia, os ponte-abadenses estão unidos, pugnando no dia-a-dia pelo desenvolvimento da sua terra, independentemente do lado da margem em que vivem. Para a população, viver na margem esquerda ou na margem direita não tem qualquer relevância. Exemplo da união dos ponte-abadenses é a festa anual da padroeira da terra, a Senhora do Amparo, festa que é levada a efeito, apoiada e comparticipada por todos.

Sernancelhe é um concelho do distrito de Viseu, muito acolhedor que detém a maior mancha de castanheiros da Europa, que vai marcando a diferença pela determinação e vontade do seu executivo, veja-se a sua agenda anual de eventos, através de várias iniciativas nas quais é sempre feito o apelo à população para o seu envolvimento e participação.

Sernancelhe para além das suas gentes, por certo o seu capital mais importante, tem inúmeros motivos de interesse para visitar, dos quais se destacam entre outros:

1 – O centro histórico no qual está integrada a Igreja Matriz do século XIII e o Solar dos Carvalhos, onde e segundo uma equipa de cientistas garantiu oficialmente, em 13 de Maio de 2019, na Igreja da Memória, em Lisboa, que o Marquês de Pombal, Sebastião José de Carvalho e Melo, nasceu em Sernancelhe no dia 13.05.1669;

2 – A casa onde nasceu o escritor Aquilino Ribeiro na freguesia do Carregal;

3 – O Santuário da Senhora da Lapa e o Santuário de Nossa Senhora de Ao Pé da Cruz, de onde teremos a melhor vista sobre o Távora.

Em Sernancelhe, para além do ar puro sente-se também um calor humano de proximidade sem que nos seja pedido ou exigido algo em troca, senão um que voltem sempre.

Na deslocação à região, recomenda-se a estadia de dois dias. Os motivos de interesse são muitos e variados, sendo que a 20 kms dista Trancoso, a 22 kms Penedono e a 7 kms Aguiar da Beira.

Aqui fica este breve apontamento sobre a região, mas sobretudo sobre a Ponte do Abade. Para sentir e admirar o melhor é marcar presença nesta atividade pensada em vós!

Programa

09:30 – Ponte do Abade – Coordenadas GPS: N40.849880 W7.493727

Concentração no Largo da Igreja, junto à estátua de Nossa Senhora do Amparo, obra de José Maria Laiginhas.

10:00 – Início da caminhada

Percurso da manhã: Ponte do Abade até Sernancelhe com passagem pelo trilho da rota da castanha e do castanheiro.

12:30 – Almoço em Sernancelhe e visita ao centro histórico. Traz do teu e come com todos.

14:30 – Retomaremos a caminhada

Percurso da parte da tarde: Sernancelhe, Nossa Senhora de Ao Pé da Cruz, Santo Estevão da Tabosa, Ponte do Abade.

17:00 – Fim da caminhada

Grau de dificuldade: Médio

Extensão: 15 kms.

18:15 – *Jantar no Museu Casa Aleixo – Ponte do Abade

* ( com marcação prévia e apenas para os que a façam aquando da inscrição ) – Inscrições limitadas e até ao dia 13.11.2019 –

Contactos

  • 917 535 075 – José Sampaio
  • 968 013 140 – Jorge Ventura
  • 917 619 080 – Vaz Pedro

Muito Importante

Aquando da inscrição indicar a opção de participação:

  • Caminhada
  • Caminhada + Jantar

A cargo da organização

  • Apoio aos participantes
  • Jantar

Responsabilidade dos participantes

  • Material individual necessário às condições do percurso
  • Condição física e estado de saúde em conformidade com as exigências da caminhada
  • Seguro de Acidentes Pessoais
  • Almoço
  • Alojamento caso optem por pernoitar

Informações

Onde dormir

  • Museu Casa Aleixo – Onde iremos jantar: 919 843 208
    (Aquando do contacto para a marcação informar que são do grupo da caminhada da ADVB)
  • Hotel Rural – Convento Nª. Srª. do Carmo – 254 594 080/83 (a 10 kms da Ponte do Abade )

Como Chegar

DO PORTO: A1 sentido norte/sul e sair na direção Albergaria/Viseu – Seguira na A25, sair em direção a Satão, Aguiar da Beira seguindo as indicações para a Ponte do Abade.

DE COIMBRA: IP3 ou A1 saída em Albergaria para a A25: Seguir na A25, sair em direção a Satão, Aguiar da Beira seguindo as indicações para a Ponte do Abade.

DE CINFÃES: Portas, Castro Daire, Vila Nova de Paia, Serra/Senhora da Lapa, Aguiar da Beira, Ponte do Abade ou chegados a Vila Nova de Paiva, direção Sátão, Aguiar da Beira, Ponte do Abade.

Boa viagem!

A associação para a Defesa do Vale do Bestança, não se responsabiliza por quaisquer danos ou acidentes que possam acontecer aos aderentes a esta iniciativa que não tem qualquer escopo lucrativo nem organização estruturada antes um apelo à participação em autonomia no evento. A ADVB recomenda aos participantes, todavia, a celebração de seguro de acidentes pessoais, porque cada um participa por sua conta e risco.

Fotografias

You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 Both comments and pings are currently closed.