Divulgação e Protecção do Património do Vale do Bestança
Header

Revista Bestança 25 anos a lutar pela Natureza

Julho 23rd, 2018 | Posted by admin in Destaques | Notícias

Texto de Paulo Bernardo

O meu Bestança.

Foi em Outubro de 2004 mais propriamente no dia 23 de Outubro que conheci a ADVB. Sendo as minhas raízes de Resende, mais propriamente de São Cipriano, desde pequeno me apaixonei por estes montes, por estas gentes, pelas lindas paisagens do Montemuro. O gosto e a vontade de conhecer mais fez que um dia ao navegar pela internet me levasse a participar na minha primeira Caminhada no Vale do Bestança. Nesse dia quando já me sentia perdido ao tentar encontrar Vila de Muros, passa por mim na estrada um carro em ritmo acelerado e a minha intuição me disse para o seguir, estava certo era a Elisabete. E foi assim que cheguei pela minha primeira vez a Vila de Muros.

As primeiras pessoas da ADVB que me recebeu nesse dia foi a Elisabete, a Lucinda, o Nuno e depois o Jorge Ventura. Desde o primeiro minuto me senti muito bem recebido, um grupo simpático, alegre, bem disposto, tendo a sensação que conhecia estas pessoas de há muito tempo.

Desde esse dia que a ADVB começou a fazer parte de mim. A causa da Associação para a Defesa do vale do Bestança é muito nobre e primordial para a defesa deste Vale Encantado para as gerações vindouras e nada melhor que as caminhadas que a associação promove dar a conhecer este vale, este rio e com isso lutar contra a construção das mini-hídricas. De nada serviriam as associações sem as pessoas que as compõem, a meu ver é aqui que associação se destaca. Conheci aqui pessoas em que se tornaram dos meus melhores amigos e confidentes. Juntos caminhamos por lugares memoráveis, tivemos experiências inesquecíveis nunca esquecendo os valores que nos une de ecologia de preservação da natureza. Muitas vezes no meu dia-a-dia falo da associação a outras pessoas que não conhecem e mostro fotos e digo para visitarem o nosso site despertando a curiosidade, sentindo-me assim como um “embaixador” do Bestança.

Nada melhor do que depois de uma semana de trabalho fazer uma caminhada, rir, socializar com amigos e acabar o dia com um bom repasto, não esquecendo os famosos discursos e depois a poesia do nosso Amigo Jomaduol.

Tive o prazer em organizar algumas caminhadas pela ADVB e quando organizamos uma caminhada é como se recebesse-mos amigos em nossa casa. Gostamos de os levar por lugares bonitos e fazer com que tudo corra bem, mas nem sempre é assim. Recordo uma caminhada que organizei em maio de 2011 que começou em Vale de Papas e acabou de maneira forçada a meio da tarde ao sermos atingidos por uma tempestade de granizo como nunca tinha visto. Concordo com o nosso amigo Fernando Vasconcelos quando diz que as caminhas que mais recordamos são aquelas que correm mal…

Não irei acabar este testemunho com um desfecho ou despedida, porque nunca me quererei despedir da ADVB.

You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 Both comments and pings are currently closed.