Divulgação e Protecção do Património do Vale do Bestança
Header

Caminhada e visita cultural à histórica aldeia do Freixo

Abril 4th, 2018 | Posted by admin in Actividades | Destaques

14 de abril de 2018

Para abrir o apetite para o almoço início com a “jornada” pelos antigos caminhos circundantes da cidade romana de Tongobriga.

Ver fotografias em baixo.

09h30 – Concentração no Largo da Igreja de Santa Maria do Freixo.

09h45 – Início da caminhada em direção ao Lugar de Covas, local onde nasceu António de Serpa Pinto, seguindo em direção às poldras da Ribeira de Manhuncelos, Fontes e regresso, novamente, ao adro da Igreja do Freixo.

13h00 – Início do repasto digno de imperador romano e comitiva.
A ida para o local será em viatura própria.

Custo do Repasto – 20,00 €

15h00 – Findo o almoço regresso ao adro da igreja para a continuação da “jornada” cultural. Seguindo a tábua cronológica, visita à exposição dos “250 anos de António Serpa Pinto”, à “Feira da Quaresma”, à exposição permanente do Centro Interpretativo de Tongobriga intitulada “Mudar de Vida” e, por fim, visita às ruínas da cidade romana de Tongobriga.

Breve nota explicativa sobre as exposições

António de Serpa Pinto 1767 – 1834 – Seria reconhecido mais tarde como filho pelo Capitão-Mor de Ferreiros de Tendais, António de Serpa Pinto da Costa; nada menos que o Bisavô do célebre explorador Serpa Pinto.

António de Serpa Pinto teve um papel crucial na defesa da Ponte de Canaveses no período das Invasões Franceses; foi uma grande derrota para as tropas franceses ao não conseguirem concretizar o seu objetivo devido à grande tenacidade e inteligência deste grande capitão.


Feira da Quaresma – Feira que se realizava anualmente, na segunda semana da quaresma. Feira essa de cariz muito importante, tanto para a pequena aldeia como para toda a região de Marco de Canaveses e arredores; parte dos rendimentos adquiridos revertiam para as freiras sediadas no Convento de Tuías. Para salientar, a grande importância desta feira infra descrito está a transcrição de um parágrafo da publicação “A Feira da Quaresma – Exposição Comemorativa dos 500 anos do mais antigo documento sobre a Feira da Quaresma

“Em finais do século XVII, é qualificada como uma das “maiores Entre Douro e Minho” e disse que a ela acorrem mercadores de mais de cinquenta léguas, o que equivale à distância do Freixo e Lisboa, a capital do reino.”

Vinham mercadores de todo o reino, inclusive do vizinho reino de Castela.


Exposição Mudar de Vida – Representa a transição do Galaico para o mundo romano.
A construção histórica desta exposição baseou-se em grandes temas que fazem parte do quotidiano de qualquer sociedade, sendo ela primitiva ou civilizada.
Sendo eles: Nascer, Sobreviver, Viver, Desfrutar, Orar, Morrer

Informações

Inscrições com número limitado de participantes: (até às 18h00 do dia 12) 96 8013140, 91 7535075, 91 4935208

Extensão: 7km. Os participantes devem estar aptos a percorrer caminhos de piso irregular, e em zonas com muita humidade.

Grau de dificuldade: média/baixa (devido às condições climatéricas).

Aconselha-se: Capa de chuva, botas de água ou à prova de água, muda de roupa e calçado, máquina fotográfica.

A ADVB não tem qualquer fim lucrativo com a realização desta atividade. Não é uma atividade com estrutura organizativa, assumindo cada participante o risco individual pela sua participação.

A ADVB não se responsabiliza por quaisquer danos que possam ocorrer aos participantes, declinando a assunção de responsabilidade civil por quaisquer acidentes que, no percurso ou fora dele, possam ocorrer.

A ADVB aconselha vivamente a contratualização de seguro de responsabilidade civil por parte dos participantes que queiram aderir a esta atividade de índole gratuita.

Galeria de Fotografias

You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 Both comments and pings are currently closed.