Divulgação e Protecção do Património do Vale do Bestança
Header

Caminhada na Ria de Aveiro, 13 de Maio de 2017

Maio 3rd, 2017 | Posted by admin in Actividades | Destaques

13 de maio de 2017

1. O local

A Ria de Aveiro é uma das mais importantes e valiosas zonas húmidas de Portugal.
Parte integrante da Ria, a região do Baixo Vouga Lagunar abrange uma área de 4.600 Kms.
Esta área foi desde cedo explorada e modelada pelo homem, que atraído pelos seus inúmeros recursos naturais, aí se fixou.

Como resultado desta secular relação, a área adquiriu uma enorme diversidade de “habitats”, que acolhem uma valiosa comunidade faunística e florística, tornando-se detentora de um inestimável Património Natural.

2. O percurso

O percurso que faremos da parte da manhã, denominado de “Percurso de Salreu”, tem a extensão de cerca de oito quilómetros. Atravessa áreas designadas por sapal e paul, bem como terrenos de cultivo, essencialmente arrozais, de enorme beleza.

Trata-se de um percurso circular, que percorremos todo da parte da manhã, pelo que não vai ser necessário andar com o almoço na mochila. Seremos acompanhados por um ou mais biólogos do Centro de Interpretação Ambiental da Ria, com o custo de dois euros por pessoa. Da parte de tarde, faremos outro percurso em Salreu, denominado de “Percurso do Bocage”, com a extensão de cerca de quatro quilómetros.

Dada a inexistência de desníveis, o grau de dificuldade da caminhada é reduzido. É aconselhável usar calçado leve e confortável. No caso de o dia estará solarengo – como se espera que esteja – deve também ser usado um chapéu e protetor solar. Não esquecer trazer bastante água para beber ao longo dos percursos. Não vai ser necessário andar com o almoço na mochila, uma vez que vamos almoçar no fim das caminhadas da manhã.

3. Aveiro

Finda a caminhada da tarde, rumaremos a Aveiro, onde visitaremos a cidade e caso haja interesse e tempo, faremos um passeio de barco – os chamado “Moliceiro” – pelos canais da ria.

4. O jantar

Pelas 20H00, jantaremos no Restaurante “ Nossa Casa”, no centro de Aveiro.
Preço: 20,00 €. No preço está tudo incluído e tendo em conta região em que nos encontramos, a base será um prato de peixe, podendo quem quiser optar por um prato de carne.

5. Como chegar

Para quem utilizar a A29 – e é sem dúvida a melhor opção para quem vem do norte, sai na saída (passe o pleonasmo) Estarreja Sul / Salreu. Depois circula em N1-12 e, e ao chegar ao fim da estrada em Salreu, vira à esquerda em direção a Aveiro. Trezentos metros mais à frente, vira logo à direita seguindo a indicação BioRia – Centro de Interpretação Ambiental.

Para quem, vindo no sentido norte/sul, circula na A1 – sai em Estarreja Norte, circulando depois na EN109, até Salreu, onde encontra o cruzamento para BioRia (perto da Casa Matos, conhecido restaurante da zona)

Para quem, vindo no sentido sul/norte, circula na A1 – sai para a A25, na saída Aveiro.
Depois sai em direção a Estarreja, até encontrar Salreu e, à sua esquerda, o desvio para a BioRia (um pouco depois da Casa Matos)

Para quem circula na A25 – pode sair para Estarreja/Salreu.

6. A concentração e a partida

Concentração para a caminhada às 9h30, no Centro de Interpretação Ambiental da BioRia, em Salreu, com início da mesma às 10 horas

Em Aveiro a concentração será na Praça Central do Fórum Aveiro, além do mais porque, à falta de lugar de estacionamento em qualquer das ruas adjacentes (de borla, ao sábado), o Fórum tem estacionamento (a pagar) aberto mesmo à noite, e o Restaurante fica a 100/200 metros de distância.

7. A responsabilidade

A ADVB não tem qualquer escopo lucrativo com a realização desta atividade.

Visa tão só proporcionar aos seus associados e amigos o exercício do prazer do contacto com a natureza, com a raiz no nosso Vale do Bestança, pugnando sempre pela adoção de cidadania ambiental nas suas ações.

Esta atividade não é, pois, uma atividade com estrutura organizativa assumindo cada participante o risco individual pela sua participação.

A ADVB não se responsabiliza, assim, por quaisquer danos que possam ocorrer aos participantes, declinando a assunção de responsabilidade civil por quaisquer acidentes que no percurso, ou fora dele, possam ocorrer.

8. As inscrições

As inscrições deverão ser feitas até ao dia 11 de Maio, para os seguintes contactos: 962641621, 963070074 e 968013140.

You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 Both comments and pings are currently closed.