Divulgação e Protecção do Património do Vale do Bestança
Header

Caminhada da Castanha e dos Centeeiros

Outubro 17th, 2017 | Posted by admin in Actividades | Destaques

28 de Outubro de 2017

“Ver o milagroso no comum é uma marca invariável de sabedoria”

Ralph Waldo Emerson, in A Confiança em si, a Natureza, edição Relógio d´Água.

Ver fotografias em baixo.

Ao tempo em que escrevemos estas linhas, o vale do Bestança está imerso numa imensa nuvem de fumo provocada pelos incêndios que destruíram, e continuam a consumir, o coberto vegetal no seu troço médio e superior. A bonita mata de carvalhos da vertente de Bustelo foi totalmente carbonizada. A biodiversidade desta zona do vale ficou arruinada e a paisagem vestiu-se de um negro assustador. As variegadas cores outonais foram substituídas pela monocromia do carvão.

A beleza delicada da quita-merenda, a doçura das folhas ocres, ou a brandura de um chão atapetado de ervas esmaecidas donde brotam delicados “centeeiros”, deixou de poder encontrar-se nos caminhos, ora calcinados, por onde pretendíamos, este ano, delinear a nossa bucólica caminhada outonal. Não iremos por aí, que nos entristece a alma de viajantes.
Propomos fazer o traçado entre a ponte de Covelas e o Prado, se até lá esta zona também não for consumida, para, neste percurso, podermos admirar a vida que ressuma nas flores, nos frutos, na água límpida do leito do rio, na luminosidade derramada por entre as folhas amarelecidas anunciando um outono sereno. Será uma incursão no Bestança para apreciarmos os singelos aspetos da vida e descortinarmos, no comum, o milagre das coisas simples e belas, sendo essa a marca indelével da sabedoria!

Programa:

  • 9H45: Concentração em Vila de Muros
  • 10H00: Início da caminhada
  • 13H00: Almoço no Prado
  • 18H00: Jantar na sede da ADVB.

Dados técnicos:

Extensão: 12Km. Percurso com grau médio de dificuldade.

Os participantes devem trazer refeição para o almoço. Não está previsto transporte de mochilas. Recomenda-se roupa adequada ao estado de tempo, assim como muda de roupa e calçado. Convém trazer cesto para os “centeeiros” e saco para apanha das castanhas.

Inscrições:

TLM: 96 8013140.

O preço de inscrição para o jantar será de 10,00€.

Data limite de inscrição: até ao dia 25.

A Associação para a Defesa do Vale do Bestança não tem qualquer escopo lucrativo na promoção desta iniciativa, visando antes divulgar o património, a cultura e o ambiente no vale do Bestança. A Associação não se responsabiliza por quaisquer acidentes que possam acontecer aos participantes, aconselhando até a que estejam munidos de seguro de acidentes pessoais. Esta não é uma actividade organizada, antes um encontro de amigos para uma caminhada aprazível.

Fotografias

You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 Both comments and pings are currently closed.