Divulgação e Protecção do Património do Vale do Bestança
Header

Pirinéus: Uma Odisseia na Montanha (junho 2016)

Junho 14th, 2016 | Posted by admin in Destaques | Notícias

O percurso do dia 10
Col de Tentes – Port Bucharo – Refuge de Lá Bréche – Bréche de Roland, ida e volta;

Percurso do dia 11
Cirque de Gavarnie – Échelles de Sarradets – Refuge de Lá Bréche – Port Bucharo – Col de Tentes.

Equipamento: uso obrigatório de crampons e piolets.

Aqui ficam algumas fotografias da nossa caminhada nos Pirinéus. Em cada traçado os seus perigos: cavidades sob a neve por onde correm autênticos rios em virtude do derretimento das neves. Havia que estar atento para não pisar neve quebradiça e cair nesses buracos, assim como apurar o ouvido para escutar a corrente sob o manto de neve; no segundo dia, esses mesmos perigos e outros: o resvalamento pelas Échelles de Sarradets ( subida íngreme em que era preciso usar as mãos para vencer o declive ) em virtude do piso molhado, bem como a avalancha de neves encosta abaixo.

Com determinação, solidariedade, alegria e sorte ( que da montanha pouco se sabe, ainda que julguemos o contrário ) lá vencemos os obstáculos e chegámos à Bréche de Roland, uma fenda na montanha que dá passagem nos Pirinéus franceses para o lado espanhol. Mas no dia 10 só pudemos andar uns metros nos Pirinéus espanhóis, tal era a força do vento frio e do nevoeiro cerrado que irrompia do Parque Natural de Ordesa e Monte Perdido tornando infrutífera qualquer tentativa de incursão até ao Pic du Taillon.

A subida pelas Échelles de Gavarnie em direção ao refúgio da Bréche de Roland foi uma aventura indescritível. Só vivida.

Vamos então às fotografias.

You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 Both comments and pings are currently closed.