Divulgação e Protecção do Património do Vale do Bestança
Header

Caminhada pela Orla Marítima de Vila Nova de Gaia

Maio 2nd, 2016 | Posted by admin in Actividades | Destaques

Vila Nova de Gaia – Espinho

14 de Maio de 2016

Rio Douro

Ver galeria de fotografias em baixo.

Iniciaremos a caminhada na Afurada – Junto à DOURO MARINA.

Após a saída da Afurada ( terra de pescadores ) rumaremos em direcção a Lavadores, avistando a Foz do Douro, podemos também observar a Reserva Natural – Local do Estuário do Douro – Aves de Portugal

O passeio proposto levar-nos-á de Vila Nova de Gaia até Espinho, sendo o percurso na sua quase totalidade pelo caminho pedonal (passadiço) construído em madeira sobre as dunas das belas praias de Vila Nova de Gaia.

Entrando no passadiço em direcção a Espinho temos a presença permanente do Oceano Atlântico.

Ao longo do percurso, iremos passar pelas praias de Vila Nova de Gaia: Lavadores, Salgueiros, Canide, Madalena, Valadares, Francelos, Miramar, ( Senhor da Pedra local para almoço ) Aguda, Granja e por fim chegaremos à cidade de Espinho.

Senhor da Pedra, Vila Nova de Gaia

Praia_Granja_(Vila_Nova_de_Gaia)

Programa

  • 09:30 – Concentração na Afurada junto à DOURO MARINA
  • 10:00 – Início da caminhada ( imperativo ).
  • ( Miramar – Senhor da Pedra – local para almoço )
  • 17:00 – Hora prevista para a chegada a Espinho
  • 17:56 – Estação de Espinho – Regresso de comboio até VNGAIA ( Devesas ) – onde retomaremos a caminhada até à Afurada ( 3 Kms )
  • 19:45 – Jantar

Percurso – Parte I

Afurada – Espinho – 19 Kms.

Percurso – Parte II

Estação de Vila Nova de Gaia ( Devesas ) – Afurada 3 Km.

Extensão Total : 22 Kms.

Grau de dificuldade: Médio

Responsabilidade dos Participantes

  • Material individual necessário às condições do percurso e meteorológicas.
  • Condição física e estado e saúde em conformidade com as exigências da caminhada.
  • Seguro de acidentes pessoais.
  • A ADVB declina toda e qualquer responsabilidade, por qualquer acidente ou imprevisto que possa ocorrer ou afectar algum dos participantes.

Estacionamento de viaturas – Junto à Douro Marina

VILA NOVA DE GAIA – História do Município

A origem de Vila Nova de Gaia remonta provavelmente a um castro celta. Quando integrada no Império Romano, tomou o nome Cale (ou Gale, uma vez que no Latim Clássico não há uma distinção clara entre as letras e o som “g” e “c”). Este nome é, com grande probabilidade de origem Céltica, um desenvolvimento de “Gall-“, com a qual os Celtas se referiam a eles próprios (outros exemplos podem ser encontrados em “Galicia”, “Gaul”, “Galway”). O próprio rio Douro (Durus em latim), é igualmente celta, construído a partir do Celta “dwr”, que significa água. Durante os tempos romanos, a grande maioria da população viveria na margem sul do Douro, situando-se a norte uma pequena comunidade em torno do porto de águas fundas, no local onde se situa agora a zona ribeirinha do Porto. O nome da cidade do Porto, posteriormente, “Portus Cale”, significaria o Porto (“portus” em latim) da cidade de Gaia. Com o desenvolvimento como centro de trocas comerciais, a margem norte acabou por também crescer em importância, tendo-se aí estabelecido o clero e burgueses.

Com as invasões mouras do século VII D.C., a fronteira “de facto” entre o estado árabe e cristão acabou por se estabelecer por um longo período de tempo no rio Douro, por volta do ano 1000. Com os constantes ataques e contra-ataques, a cidade de Cale, ou Gaia, perdeu a sua população, que se refugiou na margem norte do Rio Douro.
Após a conquista e pacificação dos territórios a sul do Douro, por volta de 1035, com o êxodo e expulsão das populações Muçulmanas, deixando terras férteis abandonadas, os colonos estabeleceram-se novamente em Gaia, em troca por melhores contratos feudais, com os novos senhores das terras conquistadas. Esta nova população refundou a antiga cidade de Cale com o nome Vila Nova de Gaia em torno do castelo e ruínas da velha “Gaia”.

O nome das duas cidades de Porto e Gaia era frequentemente referida em documentos contemporâneos como “villa de Portucale”, e o condado do Reino de Leão em torno da cidade denominado Portucalense. Este condado esteve na origem do posterior reino de Portugal.

( Fonte: Wikipédia )

Praias e Orla Costeira

Vila Nova de Gaia é conhecida pela sua extensa faixa costeira, com aproximadamente 17 km de areal. É o concelho do país com mais praias ostentando o prémio Bandeira Azul. A requalificação de toda esta área contemplou a construção de um passadiço em madeira que permite percorrer a frente de mar livre de trânsito, ligando a praia de Lavadores a Espinho.

Ao longo da costa, existem vários locais de interesse para além da actividade balnear, entre os quais se destacam a Capela do Sr. da Pedra em Miramar, a vila piscatória da Aguda e finalmente, o lugar da Granja, uma das mais famosas antigas estâncias balneares portuguesas. A Granja é ainda conhecida por ter sido o local onde Sophia de Mello Breyner Andresen passou grande parte da sua infância e juventude, e fonte de inspiração para os elementos marítimos das suas obras.

( Fonte: Wikipédia )

Ligações Relevantes

Fotografias

Parabéns aos associados José Sampaio e Luísa que organizaram uma bonita caminhada pela orla marítima de Vila Nova de Gaia até Espinho. Foi um passeio muito agradável que nos ficará na memória. Aqui ficam alguns registos, ainda que imperfeitos, que as melhores imagens ficam na memória de cada um. E parabéns também ao Jomaduol, emérito poeta Duriense que na Costa de Prata disse, e escutado foi com sempre renovado agrado, os seus melodiosos versos. Obrigado a todos os participantes. Passo a passo, a ADVB vai fazendo o seu caminho!

You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 Both comments and pings are currently closed.