Divulgação e Protecção do Património do Vale do Bestança
Header

Caminhada das Fragrâncias

Março 1st, 2016 | Posted by admin in Actividades | Destaques

12 de março de 2016

Iniciativa: AARIS ( Associação dos Amigos do Rio Sousa ), em parceria com a
Associação para a Defesa do Vale do Bestança.

Obras do Fidalgo em Vila Boa de Quires

Ver texto e imagens em baixo.

A AARIS propõe-nos uma viagem no tempo entre o Românico da igreja de Santa Maria de Sobretâmega e o Barroco da fachada das Obras do Fidalgo, em Vila Boa de Quires. Um salto no tempo perpassado pelas fragrâncias dos caminhos que iremos percorrer. No dizer do Presidente da AARIS, esta é uma “ caminhada do saber e do sentir, um ato de cultura e história”.

Programa

  • 9H30: Concentração no parque da igreja de Sobretâmega ( Marco de Canaveses )
  • 9H45: Início do percurso que nos levará a passar pela capela dos Penidos, igreja de Santo André de Vila Boa de Quires chegando à fachada das Obras do Fidalgo pelas 13H00.
  • 13H15: almoço ( cada participante deverá trazer farnel )
  • 14H30: Regresso ao ponto de partida. Usaremos depois os veículos automóveis para nos deslocarmos até ao Parque da Cidade, em Penafiel, onde faremos um fragrante percurso pelas margens do rio Cavalum.
    Extensão: 18km.
  • 18H00: términus da caminhada seguindo-se lanche ajantarado em restaurante a designar.

Fotografias

A Caminhada das Fragrâncias, uma parceria entre a ADVB e a AARIS decorreu de forma muito agradável, num bonito dia de sol e temperatura amena. Foi uma incursão no património românico ( Igrejas de Sobretâmega e Vila Boa de Quires ) com um salto no tempo até ao magistral exemplar barroco que é a fachada inacabada da Obra do Fidalgo, em Vila Boa de Quires. A cultura andou a passo com o património, durante a manhã. À tarde, a visita ao Parque da Cidade de Penafiel foi também uma agradável surpresa, quer pelo seu ordenamento, quer pelo modo como vimos aquele espaço ser usufruído por gente que preferencia a comunhão com a natureza como forma de estar numa tarde cálida de primavera.

Obrigado Napoleão, correu tudo muito bem, e saímos todos mais enriquecidos e coesos com esta viagem pelo património e ambiente.

Aqui ficam as fotografias, que melhor ilustram do que as palavras.

You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 Both comments and pings are currently closed.