08 de Novembro de 2014
– – Caminhada Cancelada – –
O concelho de Oliveira de Azeméis, um dos mais desenvolvidos industrialmente do Distrito de Aveiro, tem na sua freguesia de Ul (nome de proveniência Celta) um forte peso, com relevo para a panificação artesanal das famosas padas e regueifas de Ul e a indústria de transformação e embalagem de arroz correspondente a 60% da capacidade nacional, outrora transformado nas dezenas de moinhos de água existentes nos rios UL e Antuã que banham a freguesia.
O Parque Temático Molinológico é um espaço que foi criado para a recuperação dos moinhos de água existentes nesta região há mais de dois séculos. Este Parque localiza-se nas freguesias de Ul e Travanca, a sul da sede do município de Oliveira de Azeméis.
O Parque Temático Molinológico de Oliveira de Azeméis envolveu a recuperação de 13 moinhos de água (mais outros em recuperação). O PTM pretende ser um «museu vivo» das estruturas da confeção do pão e de moagem de cereais, uma atividade com mais de 200 anos de existência. O espaço é constituído por 13 moinhos de água, a maioria recuperados pela autarquia ao abrigo de uma candidatura ao III Quadro Comunitário de Apoio, e os restantes por promotores privados.
Um dos principais núcleos procura recriar todo o percurso associado às atividades da secagem, moagem de cereais e ao fabrico do pão podendo os visitantes assistir, ao vivo, à moagem dos cereais e às padeiras a confeccionarem o tradicional pão de Ul.
A nível museológico há ainda espaço para conhecer as alfaias associadas a este tipo de artes e uma zona multimédia. Um outro núcleo está direcionado para a indústria do descasque de arroz que foi a evolução do declínio da primitiva moagem de cereais.
Um terceiro núcleo, localizado na freguesia de Travanca, aproveita a frente ribeirinha para o desenvolvimento de ações de educação ambiental e de atividades lúdicas e de lazer.
Como Chegar – Local da Concentração
Parque Molinológico de Ul (Oliveira de Azeméis)
Coordenadas GPS: 40º48’52.51″ N 8º29’48.77″ W
Para quem se desloca do Sul ou do Norte via A1 ou A29 sair em Estarreja / Estarreja Norte.
Tome a variante N224 em direção a Oliveira de Azeméis.
A 7,1 km saída UL e seguir na direção de UL
Quem vier pela IC2 do Sul ou do Norte sair na direção da A1 / Estarreja / Oliveira de Azeméis Sul.
Seguir direção A1 / Estarreja, e sair a 300 m Saída UL e seguir na direção de Ul.
No cruzamento a 200 m seguir em frente na direção de Avelão / Parque Molinológico.
No próximo cruzamento a 700 m virar à esquerda direção Parque Molinológico.
A 500 m Rotunda junto à Igreja sair na 2ª. Saída direção Parque Molinológico.
Descida acentuada até ao Parque
Programa
- 09.00 h – Concentração no Parque Temático Molinológico.
Pequeno-almoço (Padinhas de Ul e regueifas quentes com ….) ( A organização está determinada a iniciar a caminhada à hora prevista, logo, quem chegar em “cima da hora”, arrisca-se a encontrar a cozinha fechada….) - 10.00 h – Início da Caminhada.
Extensão total aproximada: 12 km
Grau de dificuldade: Média
– Nota: +- A meio da caminhada será fornecida fruta e água. - 13.30 h – Almoço (Sopa à lavrador, rojoada, sobremesa..)
- Tarde livre para visita aos moinhos e padeiras de Ul
O que trazer?
- Material individual, necessário às condições do Percurso e da Meteorologia.
- Condição física e estado de saúde adequado às exigências da caminhada.
- Seguro de acidentes pessoais.
- O calçado para caminhar, deverá ter uma sola robusta, que permita atenuar as significativas irregularidades do piso.
NOTA – A Organização não se responsabiliza por qualquer acidente que possa provocar danos físicos, morais ou psicológicos nos participantes ou em terceiros. A organização desta atividade não visa a obtenção de qualquer provento de cariz monetário.