Divulgação e Protecção do Património do Vale do Bestança
Header

Caminhada de Espinho a Gondramaz

Junho 24th, 2014 | Posted by admin in Actividades

5 de Julho de 2014 em Miranda do Corvo

Ver galeria de fotografias em baixo.

Gondramaz

Desta vez e para não sermos repetitivos, vamos modificar um pouco o programa da caminhada a Gondramaz.

Faremos a subida, por uma parte do troço já por nós conhecido, e estrearemos um novo traçado, aberto este ano pelos caminheiros do Espinho, ao longo de uma linha de água. Estão de parabéns os elementos dos caminheiros do Espinho, porque este traçado, (que já percorri, salvo erro em Março), supera em beleza o traçado que fizemos nos anos anteriores.

Chegados a Gondramaz, teremos à espera uma Sopinha da Pedra e um Porco no Espeto. Propomos então uma pausa de três horas, e então regressaremos a Espinho. (A organização está a ponderar a hipótese de um transporte coletivo para o regresso a Espinho, que caso não se concretize, será assegurado ( o transporte), do modo que sempre costumamos fazer…)

Os caminheiros que quiserem fazer o regresso a pé, pelo traçado que se fez no ano passado, evidentemente que o poderão fazer. Assim, a refeição de confraternização não será o jantar, mas sim o almoço, cujo preço rondará os 10 aéros.

Programa

  • 09:30 – Concentração em Espinho (Miranda do Corvo), Junto ao Centro Social.
  • 09:45 – Início da caminhada
  • 14:00 – Almoço em Gondramaz
  • 17:00 – Regresso a Espinho

Gondramaz

Subindo para a Serra da Lousã, a partir da vila de Espinho, encontra-se o Gondramaz, uma aldeia de xisto onde o tempo parece ter parado. Chegados a meio do cimo da montanha, ergue-se do solo a aldeia que, de uma forma envergonhada, se vai mostrando através da vegetação.

A sensação é esmagadora. Todos os sentidos são estimulados. A visão é imaginária. A sinalética indica-nos os pontos de referência da aldeia e dá-nos a conhecer os seus segredos. A audição é envolta de um som forte, de uma música, de uma pauta escrita pelo som emitido pelas asas das abelhas. O cheiro extasia-nos, um odor forte, intenso, ao verde da natureza. O sabor envolve-se no gosto delicioso das folhas dos castanheiros que poisam no chão.

Ao fundo da aldeia um som ríspido de um matraquear cadenciado… alguém trabalha pedra, uma arte feita da sua dureza, talhada, porém, com o amor que sai das mãos do artesão… As estátuas do Gondramaz já são uma referência, um ex-libris local. Evocando Santos ou figuras populares mais brejeiras, têm em si a sabedoria dos tempos, da natureza, da vida.

Gondramaz

Vale a pena ficar à conversa e perceber o sentido da forma que nasce, entender o processo de criação da obra, compreender os materiais e a alma do artesão. Visitada a aldeia, subsiste um novo convite, o de percorrer os caminhos da serra. Vamo-nos apercebendo de vários pontos de miragem sobre a vila e das encostas das montanhas, de uma beleza rara, de vegetação que vai escorrendo e envolvendo a íngreme depressão até ao sopé, terminando numa euforia de verde. A fauna, esconde-se no embrenhado da flora, mostrando-se aqui e ali timidamente. Veados e javalis poderão dividir com o aventureiro os caminhos pedonais que se abrem diante dos nossos olhos e que nos guiam neste passeio pedestre.

Gondramaz

Como chegar?

Pensamos que o melhor acesso, será “apanhar” em Coimbra a EN-17, (Coimbra – Guarda), no lado Sul da Cidade.

Depois de atravessado o Mondego, na Ponte da Portela, depois de percorridos 12,6Km sempre pela EN-17, cortar à direita para Semide, Miranda do Corvo, entrando na EN17.1. Percorridos mais 11,8 Km, estaremos no centro de Miranda, junto a uns semáforos. Segue-se em frente por +/- 300 metros e vira-se à Esq.. A 700metros encontraremos uma rotunda com um Xafariz., onde se virará à esq. para Espinho.

Andados mais 2,3Km, (27,7 Km depois da Ponte da Portela…), aparecer-nos-á uma saída à dir, com as indicações de Galhardo e Gondramaz, e aqui continuaremos em frente por mais 2 Km até Espinho, onde nos reuniremos junto ao Centro Social.

Gondramaz

O que trazer?

  • Boa disposição (já faz parte do grupo).
  • Material individual, necessário às condições do Percurso e da Meteorologia.
  • Condição física e estado de saúde adequado às exigências da caminhada, que classificamos de dificuldade média/alta.
  • Seguro de acidentes pessoais.
  • O calçado para caminhar, deverá ter uma sola robusta, que permita atenuar as significativas irregularidades do piso, pois aprox, ¾ do mesmo é muito irregular.
  • Por questão de logística, pedimos a todos os participantes, que tragam um prato e uma tigela para a sopa, talheres e um copo.

A ADV Bestança, agradece a colaboração da Câmara de Miranda do Corvo, na elaboração desta caminhada, sem a qual não nos teria sido possível, oferecer o programa proposto.

A ADV Bestança agradece também a extraordinária colaboração dos Caminheiros do Espinho (Sr. José Ferreira e Sr. Matias).

A ADVB não se responsabiliza por qualquer acidente que possa provocar danos físicos, morais ou psicológicos nos participantes ou em terceiros. A organização desta atividade não visa a obtenção de qualquer provento de cariz monetário.

Gondramaz

Inscrições

As inscrições serão aceites até ao dia 3 de Julho, para os Nºs: ( 917619080 – Vaz Pedro, 968013140 – Jorge Ventura e 917535075-José Sampaio).

  • Sócios com as cotas em dia e crianças; participação gratuita.
  • Sócios sem as cotas em dia e não – sócios; cinco “Xistos”.

Gondramaz

Galeria de Fotografias

You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 Both comments and pings are currently closed.