Divulgação e Protecção do Património do Vale do Bestança
Header

Caminhada Cultural – Na Demanda de Cister

Setembro 9th, 2014 | Posted by admin in Actividades

Torre de Ucanha

Ver galeria de fotografias em baixo.

“… na margens do rio Torno ou Galhosa encontramos uma das joias cistercienses do Norte de Portugal, a Abadia de Santa Maria de Salzedas, edifício de raiz românica, assistiu a obras góticas, renascentistas, maneiristas, barrocas e neoclássicas deixando no visitante um sedutor emaranhado de estilos … os monges beneditinos constroem no início do séc. XII, a igreja primitiva de Salzedas … D. Afonso Henriques doa o couto de Algeriz (1163 – depois chamado de Salzedas) a D. Teresa Afonso, viúva de D. Egas Moniz … em 1196 a comunidade religiosa coloca-se sob a alçada dos monges de cister …”

Que outra região terá, em tamanho topográfico reduzido, uma tão rica história que nasce com a fundação de Portugal, para além das suas variegadas manifestações vegetalistas (árvores de fruto e vinha) e fluviais (trechos do rio Varosa afluente do rio Douro na confluência dos concelhos de Lamego e Régua)? A resposta está na presença “in situ” de quem aprecia e anseia conhecer os seus “costados” no dizer de Nuno Resende, da portugalidade nascente…

Programa

  • 9h30m – concentração junto à igreja de Santa Maria de Salzedas
  • 10h – início da visita à catedral com o acompanhamento de um elemento pessoal interpretativo do Museu de Lamego
  • 10h45m – saída em mini autocarro em direção à Ponte e Torre fortificada de Ucanha
  • 11h – chegada à povoação de Ucanha
  • 11h15m – pequeno passeio envolvente com explicação sobre a construção, utilidade e resultados económicos à época, da ponte de Ucanha
  • 11h45m – saída rumo ao Mosteiro de S. João de Tarouca
  • 12h15m – reencontro com a história de um dos mosteiros melhor conservados do país e há bem pouco tempo exteriormente reabilitado, graças ao empenho e empenhamento do Museu de Lamego na pessoa do seu jovem diretor Dr. Luís Sebastian
  • 13h – almoço na aprazível praia fluvial de Mondim da Beira (vila exemplar de asseio, cuidados urbanísticos e respeito meticuloso do aproveitamento dos recursos outrora edificados e ambientais)…
    há serviço de bar e «toiletes», bem como a possibilidade de desfrutar da refrescante água do rio Varosa, na piscina
  • 15h45m – regresso à vila de Salzedas com paragem “obrigatória” nas “Caves da Murganheira”, incluindo visita, explicação vínica e degustação do excelente espumante natural, considerado um dos melhores de Portugal e de renome internacional, acompanhado pelas tradicionais e deliciosas bolas de Lamego (generosa e cuidada oferta da administração graças à bonomia da emblemática figura do Prof. Orlando)
  • 19h – jantar convívio no restaurante “Jardim Popular” em Lamego (gerência do famoso “mestre Evaristo”), atrás da Sé Catedral (junção final da rua da Pereira com o largo do Montepio (possui placa identificativa); a ementa ainda não se divulga por estar sob o honorável compromisso «gourmet» do “mestre” Evaristo …

Como Chegar

É fácil chegar a Santa Maria de Salzedas, pois todos os caminhos deverão, para que haja maior simplicidade de trajeto, confluir à A 24, quer para os visitantes que venham de Coimbra, Porto, Viseu ou outras direções:
saída na porta 9 para a 226, estrada de Lamego, Moimenta e Tarouca tendo como pano de fundo ou de frente o novo hospital de Lamego, imóvel de cor branca; encontra-se de imediato a rotunda e sai-se na 4ª opção – TAROUCA; MOIMENTA e OUTRAS, aparecendo logo após, já na estrada nacional, a placa de informação TAROUCA – 7KMS e MOIMENTA 28 KMS. Seguir em frente: BRITIANDE – BARRONCAL (rotunda) de novo em frente escolhendo a segunda saída – TAROUCA – MOIMENTA – ROSSAS – CASTANHEIRO DO OURO.

Não deixar a estrada 226 até atravessar totalmente Castanheiro do Ouro (é quase um segmento de reta com semáforos, mas sem alterar a direção) – DALVARES e logo após a última rotunda atravessar a ponte em PONTE NOVA, seguindo à esquerda obedecendo às placas de direção CONVENTO DE SALZEDAS – PONTE E TORRE FORTIFICADA DE UCANHA – CAVES DA MURGANHEIRA

Percorrer o trajeto até à Igreja de Santa Maria de Salzedas onde deverá estacionar
NOTA ÚLTIMA: A Câmara Municipal de Tarouca disponibiliza gentilmente um autocarro com 39 lugares que serão depois 42. Se por ventura “os caminheiros da fantasia” excederem este número e dado que as distâncias são facilmente vencíveis haverá que recorrer à boa vontade de quem ficar na qualidade de excedentário, utilizando o seu próprio automóvel em parceria (vaquinha); naturalmente que darei o exemplo…

Custos e Outras Informações

O almoço será “oferta” de cada um a si mesmo!!!, já o mesmo não se observará com o jantar, já que o “mestre” Evaristo vai cobrar a módica (assevera ele) quantia de 15 €, sobre a qual recai a simpática «taxa» de 5,00€ (até que enfim há uma taxa com caráter eufemístico, isto é, agradável de pagar-se…) destinada ao ousado mas inebriante refúgio natural do Prado…

Após a saída das caves ir-se-á a pé para Santa Maria de Salzedas onde estão estacionados os veículos, 1,5 km

Galeria de Fotografias

A Associação para a Defesa do Vale do Bestança agradece o apoio concedido nesta iniciativa pela Câmara Municipal de Tarouca que amavelmente cedeu o autocarro na visita aos monumentos da Rota de Cister, valioso e notável património monumental da região duriense. Agradecemos outrossim a simpatia e colaboração do Exmº Sr. Diretor do Museu de Lamego.

You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 Both comments and pings are currently closed.