Caros Associados,
Decorria o mês de Julho do ano de 1999, quando participei naquela que foi a minha primeira Descida do rio Bestança, em defesa do vale e do rio.
A participação na descida, os mergulhos nas límpidas e frescas águas do rio Bestança, ( o rio de todos nós ) o deambular por aquele magnífico vale e o companheirismo, transformaram aqueles dois dias da minha existência num fim-de-semana de sonho.
Na época a carga emocional e o sentido de cidadania pela defesa do património natural que o vale e o rio encerram estavam ao rubro e por isso presentes no espírito da maioria dos participantes. A ameaça pairava. Sabíamos que o Bestança precisava de nós para se defender, pelo que não tínhamos dúvidas e estávamos conscientes de que teríamos que estar atentos, vigilantes e disponíveis para repelir com todas as nossas forças e convicção as investidas a que o vale e o rio Bestança iriam estar sujeitos no futuro mais próximo.
A ADVB com notável sentido de cidadania e uma forte liderança foi fazendo o seu caminho, contando com a disponibilidade de todos os associados e de alguns cidadãos que de forma espontânea aderiram à causa não querendo ficar à margem do processo.
Com determinação e o objectivo definido, todos sem excepção, colaboraram com as suas experiências, saberes e conhecimentos técnico-científicos, dando o seu melhor mas sempre de forma desinteressada.
Foi com esta postura de cidadania que a ADVB reforçou a sua credibilidade junto das autoridades locais, dos partidos políticos e do poder central, sendo essa a sua marca distintiva por excelência e que sempre presidiu aos propósitos dos seus dirigentes.
Os ataques ao vale e ao rio, tal como se esperava, sucederam-se, mas no momento e sítio certos tiveram a oposição assertiva, responsável e frontal da ADVB, da população do vale do Bestança em particular e da comunidade em geral.
Foi com este espírito de entreajuda que sempre se forjou o associativismo, o companheirismo e a solidariedade no seio da ADVB, pelo que chegados até aqui, sentimos que valeu a pena.
No ano em que a ADVB comemora 20 anos da sua constituição, pessoalmente, é uma honra ocupar um lugar nos Órgãos Sociais, sobretudo pelo empenho dos associados na defesa intransigente da causa que abraçamos e que nos mobiliza.
Por tudo isto, aproveito para saudar todos os associados, companheiros e amigos, com palavras de apreço e gratidão pela dedicação manifestada, não sem deixar de lhes lançar o apelo a uma forte participação nas actividades que a associação levará a efeito ao longo deste ano de 2013, com especial destaque para o acto comemorativo dos 20 anos da ADVB.
O Presidente da Mesa da Assembleia-Geral
José António dos Santos Sampaio