14 de Abril de 2012
Ver fotografias em baixo.
Após um interregno de 4 anos, (a pedido de várias famílias), eis-nos de regresso à Serra do Açor.
A caminhada tem início e fim junto à Igreja Matriz, na aldeia da Benfeita. Sairemos da Benfeita, pela levada da Ribeira do Cepinho, em direção ao Vale da Ribeira do Carcavão, por caminhos públicos agrícolas. Passando para a margem da ribeira, é possível começar a tomar contacto com pequenas quedas de água. Dado o forte declive desta zona, será necessário deixar as margens da Ribeira e subir por antigos caminhos rurais, onde a presença de escadas em pedra é uma constante, pelo que a atenção dos utilizadores deverá ser redobrada para evitar problemas. Esta ascensão termina após a passagem por zonas em que a água trilhou o seu percurso pela rocha. Dando continuidade ao percurso, entra-se num caminho mais largo onde a marcha se torna mais rápida e as subidas contrastam com pequenas descidas, sendo necessário atravessar linhas de água, num percurso refrescante durante o período de Verão. Após a passagem pelo interior da Aldeia do Sardal, onde está previsto o almoço. Iniciamos então a descida até se à Fraga da Pena, onde utilizaremos caminhos estreitos mas bem definidos. Chegados à Fraga da Pena continuaremos para a aldeia dos Pardieiros num trilho de rara beleza natural. Na aldeia dos Pardieiros, será iniciada a descida para a Foz da Abelheira, a partir de onde se fará todo o caminho de regresso à Benfeita junto à margem direita da Ribeira da Mata, por uma levada, ao longo da qual o ambiente ligado à prática agrícola e ao aproveitamento dos campos volta a ser uma realidade.
Inscrições
Inscrições até 12 de Abril para 917619080 ou 968013140.
Caminhada – 5 “Benfeitorias” (crianças e sócios da ADVRB com as cotas em dia, grátis)
Refeição com pagamento no local, devendo ser confirmada previamente.
Programa
- Encontro dos participantes às 9h 30 min na Benfeita, junto à Igreja Paroquial.
- Início da caminhada às 09 45 min, final da caminhada às 17h30.
- Extensão da caminhada de aproximadamente 10 Km
- O grau de dificuldade da caminhada será Médio/Alto
- O almoço como é habitual, é da responsabilidade de cada um. Está previsto o transporte das mochilas até ao local de almoço.
- Jantar na Benfeita no Curral da Mula.
Como chegar à Benfeita?
- Saída na A1 em Coimbra Norte, “apanhar” o IP3.
- Quando percorridos aprox. 21 Km passarão para a margem esquerda do Mondego, e 4,5 Km depois, no Coiço, virarão à direita para o IC 6 (indicação Covilhã).
- Em Gândara de Espariz, sair à direita para Coja e daqui, seguindo a boa sinalização existente, rumar à Benfeita.
Responsabilidades dos participantes
- Material individual, necessário às condições do percurso.
- Condição física e estado de saúde adequado às exigências da caminhada.
- Seguro de acidentes pessoais.
- Almoço de Sábado.
- Recomenda-se o uso na caminhada de um calçado com um piso bastante aderente, e que proteja a zona dos tornozelos, pois atravessaremos locais escorregadios e com silvas.
A ADVB (Núcleo de Coimbra) não se responsabiliza por qualquer acidente que possa provocar danos físicos, morais ou psicológicos nos participantes ou em terceiros.
Alojamento
Está previsto o alojamento em tendas (propriedade de cada um) na Srª das Necessidades (1 Km). Local com água corrente.
Para os interessados deixamos o contacto de três locais em Coja (a 6 Km da Benfeita) para onde poderão reservar quartos:
- PIC-NIC – Tel. 235721156 (10 quartos de casal com/sem casa de banho própria)
- VICTÓCALIS – Tel. 235729383 (alojamento para 14 pessoas, em quartos com duas camas de solteiro, com casa banho própria, televisão, etc).
- HOTEL ARGANIL *** – Tel. 235205959 (quartos com casa de banho privativa) – em Arganil a 19 Km da Benfeita
Há ainda a possibilidade de alojamentos na Benfeita (o que aconselhamos, pois não implica deslocações, como em Coja) cujos contactos são: 235741225; 961379657 (Sr Alfredo Martins), 235741295 ( Sr Nunes / D. Alice).