Divulgação e Protecção do Património do Vale do Bestança
Header

Caminhada na Serra da Agra 2012

Maio 3rd, 2012 | Posted by admin in Actividades

12 de Maio de 2012

Ver as fotografias em baixo.

Introdução

A Serra d’Arga é considerada uma área de elevado valor ecológico e, por isso, incluída na Rede Europeia Natura 2000. Assim foi classificada, em atenção ao elevado grau de conservação da natureza e biodiversidade.

Embora não seja um “espaço protegido” (como acontece com os parques nacionais), permitindo, assim, a livre circulação, goza de protecção especial com vista à defesa de determinados habitats e espécies, numa área aproximada de 4.500 hectares, distribuídos pelos Concelhos de Caminha, Ponte de Lima, Vila Nova de Cerveira e Viana do Castelo.

É no Concelho de Caminha que vamos caminhar naquela bonita serra, no dia 12 de Maio, fruindo, na generalidade do percurso, de trechos de paisagem magníficos, dado que é pelas zonas mais elevadas que grande parte do trajecto vai ser efectuado, em cotas que irão até cerca dos 850 metros de altitude. Na zona que vamos percorrer, distinguem-se três povoações: Arga de Cima, Arga de Baixo e Arga de S. João (onde se localiza o mosteiro com o mesmo nome, relíquia beneditina do séc. XI – anterior à instauração da nacionalidade – e centro religioso de uma das grandes romarias anuais do Alto-Minho).

A Serra d’Arga é um grande maciço granítico, imponente na sua abrupta elevação em inúmeros e majestosos blocos rochosos, deliciando o olhar de quem a vê ao longe e, em particular, de quem por ela caminha.

Programa

A caminhada iniciar-se-á no “Centro de Interpretação” (Arga de Baixo), com ponto de encontro pelas 9h30m.

Num percurso de cerca de 18 km, seguiremos um trajecto circular, passando, sucessivamente, por Arga de Baixo (povoação), Ponte das Traves (pedonal), Castanheira, Caminho dos Romeiros, Mosteiro de S. João d’Arga e regresso ao Centro de Interpretação (que se prevê por volta das 17h30m).

O nível de dificuldade pode considerar-se médio, sendo certo que não se percorrerão troços de dificuldade elevada.

A caminhada será dirigida por um guia oficial, exigindo a Câmara de Caminha o pagamento de uma contribuição/taxa por participante, a qual será de 5 Euros se formos menos de 20 pessoas e (por estranho que pareça) de 2,5 Euros por pessoa se o número for superior a 20. Cada participante deverá levar consigo merenda para a hora do almoço e vestir roupa e calçado adequados a um trajecto de montanha, prevenindo-se, nomeadamente, contra a chuva que, como é sabido, pode ocorrer em qualquer altura do ano.

Jantar às 19h30m, no restaurante Valvermelho, em Dem (no trajecto de regresso) constando do famoso e saboroso prato típico da região: “cabrito à Serra d’Arga”. Preço: 15 Euros por pessoa. (nota importante: porque se trata de um restaurante que apenas serve refeições por encomenda, os respectivos donos solicitam que se dê indicação de um número aproximado de participantes, até à Segunda-Feira (dia 7) anterior.

Deste modo solicita-se a quem pretenda inscrever-se para o jantar que o faça até esta data (Segunda-Feira) … sem prejuízo de serem atendidas eventuais inscrições até à Quinta-Feira (dia 10).

3. Como chegar ao ponto de encontro (muito fácil)

Seguindo pela A 28 (Porto-Viana) logo após a passagem da ponte do Rio Lima (em Viana do Castelo) manter-se na A28, no percurso para Caminha. Ao fim de 18 km sair da A28 para “Dem/Arga de S. João”. Logo de seguida, na rotunda, seguir o trajecto para a “Serra d’Arga”. Percorrer 10 km até chegar ao “Centro de Interpretação” (bem assinalado).

Fotografias

You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 Both comments and pings are currently closed.